Contato no Instagram: @casalviajandoporconta

Conselhos ao Wagner para ir ao Psicodália


Olá Wagner, tudo bem? Sabemos que você é uma pessoa meio perdida portanto resolvemos escrever esse texto pra te auxiliar a curtir o Festival Psicodália.

Sugestão de Playlist do Psicodália pra ler o post! 😉

O QUE É O PSICODÁLIA?

O Psicodália é mais que um festival de música, eu posso dizer pra você Wagner que é um estilo de vida. É um evento que reúne várias pessoas do Brasil que pensam de maneira alternativa, para viver dias repletos de cultura, integração e música. Então não vá esperando um festival com patrocinadores distribuindo brindes ou palcos com nomes de automóveis e cerveja, não existe isso no Psicodália. A grande atração lá são os artistas e os músicos e isso é um diferencial mágico em meio a tanta poluição de marketing que rola nesses tipos de eventos. Portanto abra a sua cabeça para novas ideias, sons e estilo de vida, porque é pra isso que o Psicodália serve!

ONDE ACONTECE E COMO CHEGAR AO PSICODÁLIA?

O festival acontece anualmente, no feriadão de Carnaval, na Fazenda Evaristo, localizada na cidade de Rio Negrinho, Santa Catarina, há 299 km da capital Florianópolis e 155 km de Curitiba, Paraná.

Se viajar de avião, o Aeroporto mais próximo fica em Curitiba, no Paraná. Já para quem vai de ônibus, há um terminal rodoviário na cidade, há 7,8 km da fazenda. A maior parte do público do Psicodália vai de carro ou excursão. A entrada para cidade fica na BR 280, uma rodovia em pista simples, mais ou menos conservada, portanto, toda a atenção é pedida no trecho.

Rio Negrinho fica em uma serra, portanto é cheia de morros íngrimes, que surpreendem quem chega à cidade pela primeira vez. Esta geografia permite observar a arquitetura da cidade, que é bem bonita. A Fazenda Evaristo fica há poucos quilômetros do centro da cidade, e é um local lindo e arborizado, que serve de palco para muitos outros eventos e é um Centro de Tradições Gaúchas em boa parte do ano. O local praticamente não tem sinal de celular.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA IR AO PSICODÁLIA, QUERIDO WAGNER

Antes de tudo, dias livres no carnaval, disposição e alguma grana (sabemos que isso é sempre preciso, não é Wagner? rs). Agora vamos para a parte prática, lembrando que estivemos lá em 2017:

Quando são vendidos os ingressos?

Geralmente o início das vendas é feito por volta de nove meses antes do carnaval. Não é uma data fixa, porém, em meados de junho você já deve ficar ligado na página oficial do evento: https://www.facebook.com/psicodalia onde a data é anunciada. A compra do ingresso é feita através do site oficial do evento: http://www.psicodalia.com.br/. São vendidos passaportes todos os dias do festival, incluindo os eventos e o camping. Não existe a opção de comprar datas separadamente.

IMPORTANTE: imprima seu passaporte. O documento impresso é obrigatório para entrada no evento, juntamente com uma cópia do documento do titular do cartão de crédito que você utilizar como forma de pagamento e o seu documento de identidade. Ter os documentos necessários auxilia todo mundo: você que vai entrar mais rápido; a equipe do Psicodália, que terá menos trabalho; e o restante do público do festival que não vai ter que perder um tempão na fila esperando até que você resolva o seu problema (colabore Wagner). Caso você prefira que o passaporte seja enviado por moto-táxi ou sedex, será cobrada uma taxa adicional. Crianças de até 06 anos não pagam a entrada e as idades de 06 a 12 anos pagam um valor menor diferenciado (direto na portaria do festival). Acima de 12 anos paga o valor integral cobrado.

O valor do ingresso varia anualmente, e é acrescido de uma taxa adicional do Disk Ingressos.

Entrada de Menores de idade no Psicodália

Os menores de idade de até 16 anos somente poderão entrar no evento acompanhados dos pais ou responsável legal com a documentação da guarda. Jovens de 16 e 18 anos podem entrar somente acompanhado de um adulto maior de 18 anos. Nesse caso, SOMENTE PODERÁ ENTRAR com autorização dos pais ou responsáveis legais autenticada em CARTÓRIO, juntamente com cópia da identidade dos pais ou responsável legal. O modelo da autorização está no site oficial do festival para o download.

Wagner, o Psicodália é um acampamento!!!

A Fazenda Evaristo conta com uma estrutura rústica de acampamento, portanto são 05 dias acampados num lugar com mais de seis mil pessoas, bem louco né? Sim, a experiência pode ser bacana ou péssima e tudo vai depender do seu planejamento e respeito com o próximo, então vamos lá!

Seis mil pessoas acampadas vistas a 500m de altura Foto por Bruno Yokomizo
Visão do nosso acampamento no Psicodália 2017

Por tratar-se de acampamento, é permitida a entrada de equipamentos de camping, alimentação e bebidas. E isso é bem legal porque ajuda a economizar, mas ao mesmo tempo vai exigir experiência e habilidade pra preparar suas coisas dentro do camping no meio de uma mega festa, então analisa qual é o seu perfil antes de levar a casa toda pra dentro do festival. Eu e o esposo já somos experientes e curtimos acampar, portanto já temos boa parte dos equipamentos pra camping. Também fomos de carro, o que facilita muito para carregar toda a tralha necessária.

Aqui vão as dicas caso você queira se aventurar no estilo. Esta lista é bem completinha, feita para que você tenha um certo conforto. Mas nem tudo é absolutamente necessário, vai depender do seu perfirl.

Segue a lista completa do que sugerimos:

Checklist pra acampamento no Psicodália:

  • Barraca de qualidade, com uma boa coluna d’água
    Roupa/Vestido pra banho, algo que seja bem rápido e fácil de pôr só para sair do banho rápido e se trocar na barraca. A galera na fila agradece.
    Sabonete líquido – imagine derrubar o sabão em barra no chão no banheiro coletivo?
    Necessarie que dê para pendurar na parede do banheiro – só tem preguinhos na porta do banheiro e mais nada para apoiar seus itens de banho.
    Lona um pouco menor que a barraca (chão)
    Lona maior (teto)
    Galocha/Bota impermeável – item de sobrevivência básico no Psicodália rsrsrs
    Papel higiênico
    Fogareiro e gás
    Papel toalha
    Lanterna a pilha – quase não tem tomada disponível por lá.
    Lenço umedecido
    Manta
    Sacos plásticos – sacos de lixo
    Camisinhas
    Havaiana
    Protetor solar
    Repelente
    Isqueiro
    Colchão
    Lençol
    Travesseiro
    Desodorante
    Toalha (2 unidades)
    Canga ou algo para sentar no chão
    Positividade
    Incenso
    Tererê (garrafa + copo + bomba + erva) ou Chimarrão
    Cadeira – tipo de praia
    Caixa térmica
    Cerveja lata – colabore com os coleguinhas que curtem andar descalço e evite levar vidro para o festival
    Sacola térmica
    Muito Amor
    Absorvente
    Boné/Chapéu
    Band Aid e outros remedinhos básicos
    Pandeiro pra batucar de vez em quando
    Prato plástico
    Talher
    Copo de plástico
    Ovo pro café da manhã é muito bom!
    Cereal
    Barrinhas de cereal
    Frutas
    Óculos de sol
    Elástico de cabelo
    Paciência
    Caixa de som ou rádio portátil pra ouvir a Rádio Kombi do festival FM 98.7
    Cajón caso queira fazer som!
    Cordas (20mts)
    Sunga/Biquíni
    Capa de chuva (ou jaqueta impermeável)
    Moletom porque faz um friozinho no fim de tarde
    Meias
    Cuecas
    Calcinhas
    Sutiã
    Mochilinha / cartucheira / pochete / bolsa pequena, pra carregar coisas pequenas
    Bom humor
    Rastelo pra limpar o chão do acamp´s
    Pano de prato
    Detergente
    Bucha pra lavar pratos
    Pão de forma
    Pilha
    Coisas de beber
    Piadas pra contar
    Algo de adoçar seu café
    Mesa portátil
    Leite de rosas pra ficar cheiroso! hahahahaha

Importante* Dicas para o Horário de uso do banheiro e banho no acampamento:

Esse era o banheiro comunitário do nosso acampamento e a Patrícia fazendo uma cara de quem precisava ir lá, kkk
Esse era o mictório das meninas, apesar do aspecto rústico funciona bem na hora do aperto

A estrutura de camping da fazenda inclui alguns banheiros construídos, alguns em madeira, outros em cimento, com vasos sanitários e chuveiros, tudo fechadinho com porta, bonitinho… Além disso, a organização do Psicodália disponibiliza banheiros secos (só cocô) e mictórios (só xixi) para homens e mulheres. Há também algumas duchas ao ar livre.

Para usar um banheiro limpinho, e não enfrentar grandes filas, os melhores horários são cedinho, antes das 9h, no meio da tarde, entre 15:30-17:30 e madrugada ou nos shows que você não queira assistir.

Wagner, estivemos duas vezes no festival. Na primeira, em 2016, o banheiro foi super sossegado de usar. Havia sempre uma pessoa limpando, não faltou água nenhuma vez… infelizmente não podemos dizer o mesmo da edição de 2017. Este ano, os banheiros estavam super lotados e houve muitos problemas pro uso nesse sentido. A equipe de limpeza não dava conta, as filas eram enormes, e muitas vezes os banheiros foram interditados por falta d’água ou problemas de encanamento. Ficamos bem decepcionados com o festival nesse ponto. Menos banheiros secos e chuveiros ao ar livre foram disponibilizados, considerando que haviam, pelo menos, mil pessoas a mais do que no ano anterior.

Fica a dica à organização para o próximo ano.  (questionada e nos respondeu prontamente sobre o ocorrido)

Isso sem falar daquela galera que não respeita o próximo e deixam a maior bagunça no banheiro. Portanto Wagner, tome cuidado com o que consumir no festival pra não ficar dando vexame no banheiro depois, porque pega mal. Se alimente bem e beba muita água.

RANGOS E VALORES ESTIMADOS PARA COMER E BEBER

Sobre a alimentação no festival não há o que reclamar, existem basicamente as seguintes opções:

  • Pizza, Macarrão, Lanches, servidas na praça de alimentação, na faixa de R$ 10,00, sendo uma porção bem servida que realmente mata a fome e o serviço é bem rápido,
  • Restaurante a quilo para almço, com uma comida delícia, que custa R$38/kg.

Portanto, se você não optar por levar as tralhas todas para cozinhar, pode ficar tranquilo que você vai comer muito bem por um preço justo.

Esse ano foi oferecido Chopp Opa, da cidade de Joinvile/SC. O Chopp tava ótimo e bem gelado. O copo Pilsen custava R$8,00, Ipa e Red ficavam 14,00 cada, lembrando que você precisa ter seu copo pra beber, não há copo descartáveis e todo ano eles são vendidos copo do Psicodália , por uns R$8 e é uma lembrança bem legal de se ter na sua casa.

RESOLUÇÕES FINAIS PARA VOCÊ, WAGNER

O Psicodália é uma ótima oportunidade pra você se desligar do mundo e aproveitar muito a energia boa que a galera envia de lá. Tudo é muito respeitoso, desde a limpeza do chão, até a liberdade com as roupas que as pessoas vestem (ou não). A Fazenda Evaristo é linda, cheia de natureza. A caminhada até a cachoeira é imperdível, sem contar as dezenas de oficinas, produtos naturais e exposição de filmes nos cinemas.

Também vale a caminhada pela rua das lojinhas que tem camisetas, roupas e lembranças super especiais que não se encontram em qualquer lugar, vale a pena levar as coisas de lá! De resto Wagner, curta muito, tenha cuidado com o que use e beba lá no festival afinal são 05 dias de festa e não vale a pena passar mal e perder um ou dois dias de festa por conta do excesso e mais importante: NÃO SE PERCA WAGNER, porque a galera vai ficar gritando seu nome a cada cinco minutos no festival! =D                         

Obs: Um agradecimento especial pra Renata Thomazi que tirou fotos e liberou pra gente! <3

Fotos Oficiais do Psicodália 2017

Comentários

comentários


3 respostas para “Conselhos ao Wagner para ir ao Psicodália”

    • Oi Joana, desculpa a demora em respondê-la. Este ano tá puxado, e acabei negligenciando um pouco o blog. Se você ainda não esteve lá no Psicodália, vou te dizer que o melhor camping depende muuuuito do que você procura no festival. Cada um dos campings tem seus pontos bons e ruins. Eu gosto muito de ficar no camping família, mas na entrada do festival, porque fica mais afastado dos palcos. A desvantagem é que cada vez que preciso voltar na barraca é uma pernada, mas a vantagem é que me garante um sono mais tranquilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.